Dicas e conselhos úteis

Quando surge uma questão relacionada com entupimentos nem sempre a sua origem pode ser evitada.

No entanto, boa parte das obstruções é causada por descuido ou pela ausência da recomendada manutenção regular dos utilitários sanitários e aquíferos. Assim, e no sentido de se contribuir para a redução dos riscos desse género de problemas, aqui ficam alguns conselhos e dicas úteis para prevenir entupimentos.

Não se veja livre de objectos nos vasos sanitários

É muito normal as crianças colocarem brinquedos e outros elementos na sanita mas convém evitar estas situações.

Já a tendência para os adultos se livrarem de determinados itens da mesma forma não é justificável. Ao longo do tempo tudo se vai acumulando e o resultado final é conhecido… entupimento.

Evite produtos químicos

Não acontece em todos os casos, no entanto, existem produtos químicos utilizados nas limpezas diárias que possuem um teor corrosivo demasiado elevado.

Embora inofensivo a curto prazo acabará por deteriorar lentamente juntas e borrachas de vedação que ficam irreversivelmente danificadas ao ponto de terem de ser substituídas (com sorte sem causar problemas com infiltrações e humidades).

Use o lixo e os ecopontos

Não coloque comida ou óleos na sanita nem na banca da cozinha. Além dos graves problemas que muitos alimentos podem causar há ainda a forte probabilidade de consequências legais – nomeadamente em residências, condomínios e espaços comerciais – dada a legislação aplicável à selecção, reciclagem e tratamento de resíduos. Use os contentores e os ecopontos.

Outros maus hábitos que provocam entupimentos

– A sanita não é o local adequado para o papel higiénico, plásticos, beatas de cigarros e charutos, lâminas de barbear, preservativos, tampões ou testes de gravidez;
– Não limpar os ralos da banheira, lavatório e bidé, deixando cabelos e outros detritos no ralo;
– Deitar restos de comida, cascas, beatas e borras de café no lava-loiça e forçá-los/triturá-los para os escoar pelo ralo;
– Utilizar produtos químicos abrasivos e objectos pontiagudos para desentupir canos e tubos. Este é meio caminho andado para o desastre…

logoDesentopePorto